quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Apresentadoras infantis: uma espécie em extinção


Angélica: estrela da TV Manchete, do SBT e da Globo

A garotinha Maísa tem nove anos de idade e é uma das principais estrelas do SBT. Diariamente, a menina comanda o “Bom Dia & Cia.”, e aos sábados ainda lidera o “Sábado Animado”. Ela é a última representante de um estilo que fez enorme sucesso nas décadas de 80 e 90, e que hoje parece condenado a desaparecer: as apresentadoras de programas infantis.

Naqueles tempos, as tais apresentadoras eram bem diferentes: mulheres adultas, comandavam programas de auditório repletos de crianças indóceis, e cultivavam uma imagem sensual, muitas vezes acusada de erotizada. Eram quase como irmãs ou primas mais velhas dos “baixinhos” – termo imortalizado pela maior representante do gênero: Xuxa.

Atualmente, a audiência infantil parece ter migrado da TV aberta para os canais a cabo – muitos deles dedicados exclusivamente ao filão, como Nickelodeon, Cartoon Network, Boomerang, Discovery Kids e TV Rá-Tim-Bum. Além disso, mudou também a postura das crianças: se há vinte anos elas se contentavam em obedecer aos comandos das apresentadoras, hoje os “baixinhos” são mais independentes e ativos, fugindo da atitude passiva de antigamente – reflexo da geração nascida após a internet.

Com isso, a TV aberta mantém poucas atrações infantis, e todas elas com um perfil diferente no comando. A “TV Globinho” foca no público adolescente, sendo apresentada por uma dupla dessa faixa etária: Letícia Navas e Emílio Eric – filho de Emílio Zurita, do “Pânico na TV”. No SBT, o próprio “Bom Dia & Cia.” conta também com dois âncoras jovens, além de Maísa: Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro. E a veterana Xuxa, no ar com o “TV Xuxa”, parece viver um momento de indefinição, perdida entre o nicho infantil e o público jovem.Relembre a seguir as principais apresentadoras infantis que fizeram a era de ouro do gênero, marcando a infância de algumas gerações
Foto: Reprodução


Angélica

Começou a carreira ainda criança, estrelando comerciais de TV. Aos 13 anos, passou a comandar o “Nave da Fantasia”, na TV Manchete, em 1987. No ano seguinte, tornou-se a grande aposta infantil da emissora: comandava o “Clube da Criança” – que estava desativado desde a saída de Xuxa – e o musical “Milk Shake”, nas tardes de sábado. 
Angélica era considerada então a principal “herdeira” de Xuxa, já que competia com esta em praticamente todos os quesitos – incluindo o musical, onde Angélica estreou com o sucesso avassalador “Vou de Táxi”, de 1988. 


Angélica no "Clube da Criança", em 1988

Nos anos 90, Angélica foi para o SBT, onde apresentou o “Casa da Angélica”, a partir de 1993. Já em 96, a apresentadora passou para a Globo, onde assumiu o posto antes ocupado por Xuxa – já que a veterana apresentadora investia, na época, no público jovem. Angélica comandou atrações como o “Angel Mix”, além de atuar como atriz em programas infantis – “Flora Encantada” (1999) e “Bambuluá” (2000).
Na década de 2000, a apresentadora optou pelo filão adulto e atualmente comanda duas atrações na Globo: “Estrelas” e o “Vídeo Game” – quadro do “Vídeo Show”. Assim, ela se libertou da antiga imagem infantil.
Entre o final dos anos 80 e início dos 90, o cenário era dominado pelo trio Xuxa-Mara-Angélica – na Globo, SBT e Manchete, as emissoras principais daquela fase. Angélica tinha ainda uma vantagem sobre Mara: era loira, assim como a Rainha dos Baixinhos.

Leia a matéria completa aqui!

Fonte: Gente Ig Agradecimentos: Jú e Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário