terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mal aproveitada na Globo, Angélica é disputada no mercado publicitário


Angélica é uma das poucas artistas lançadas na década de 1980 que, ainda hoje, permanecem em evidência na TV. Descoberta pelo diretor Maurício Sherman, a apresentadora iniciou a carreira na extinta Rede Manchete, passou pelo SBT e, em 1996, se transferiu para a Globo. Nas três emissoras, fez história em programas infantis, games, shows e novelas. Mas é no canal carioca que a artista teve os momentos de maior sucesso, e enfrentou também tempos difíceis. Sua fase mais obscura foi a da transição do público infantil para o adulto.


Para não deixá-la na geladeira, em 2001, quando ficou sem programa, a Globo escalou Angélica para uma participação na novela Um anjo caiu do céu. Talentosa, a apresentadora soube aproveitar o momento. A personagem foi bem aceita pelo público e a direção da emissora acabou produzindo o quadro Vídeo Game, do Vídeo Show, para que a loira apresentasse. Aos poucos, Angélica foi conquistando o espaço que havia perdido. Nos anos seguintes, comandou as três edições do reality show musical Fama, que não teve a repercussão esperada, mas revelou artistas como Roberta Sá, Marina Elali e a dupla sertaneja Hugo e Tiago. Em 2006, Angélica finalmente ganhou o próprio programa, o Estrelas, migrando definitivamente de público.

Entretanto, é preciso dizer que a situação atual da loira não corresponde ao reconhecimento que vem obtendo profissionalmente. Considerada a melhor apresentadora da atualidade (ganhou a última edição do Troféu Imprensa, em março), Angélica está mal aproveitada na Globo. Devido à propaganda eleitoral obrigatória, o quadro Vídeo Game foi tirado do ar em agosto. A direção da emissora optou por esticar a parte de matérias e bastidores do Vídeo Show durante o período eleitoral. O resultado não foi bom. No dia 16 de setembro, o programa amargou uma de suas piores audiências, caindo para 7 pontos.


Luciano Huck e Angélica são os protagonistas de um dos episódios da série As Cariocas

Além disso, o Estrelas ocupa o horário reservado para a programação regional de emissoras afiliadas. Por causa disso, o programa não é exibido em algumas regiões do Brasil, como a de Salvador, na Bahia. Escalado para o início da tarde, a atração é responsável por dar início à alavancagem da audiência de sábado. A função tem sido cumprida. Na época em que o Caldeirão do Huck era exibido após o Estrelas, Angélica chegava, em alguns dias, a dar mais audiência que o marido. Neste período eleitoral, segundo o Ibope, o programa recebe um patamar mínimo de 6 pontos, mas consegue elevar o número para 13. Com isso, verifica-se que Angélica tem potencial para chamar audiência, mas a Globo, ao invés de investir, prefere deixar como está. Uma opção que, aparentemente, é consentida pela loira.


No mercado publicitário, no entanto, a história é outra. Angélica é uma das artistas mais requisitadas para comerciais. Atualmente, é estrela da campanha do dias das crianças das lojas C&A (veja o vídeo), está nas propagandas do shampoo Niely Gold e ainda divide com Luciano Huck o comercial do suplemento Centrum. Há alguns meses, estrelou campanhas da Sorriso e da Hering. É requisitada também pelo mercado editorial, estampando capas de diversas revistas.

Diretor que sempre quis trabalhar com Angélica, Daniel Filho percebeu o bom momento e escalou a artista para ser a protagonista de um dos episódios da série As Cariocas. O capítulo, intitulado A Traída da Barra, vai ao ar depois do dia 19 de outubro, quando a atração estreia na Globo.

Um comentário:

  1. Realmente Angélica e a melhor das melhores e a Globo nao percebe isto..!
    ta na hora dela ter mais visao na tela da globo..!
    vai e e tua Loiraçaaa..!

    ResponderExcluir