domingo, 17 de outubro de 2010

"As Cariocas" busca alma feminina do Rio de Janeiro

A série "As Cariocas", baseada em livro homônimo de Sérgio Porto e que estreia terça na Globo, tem como ponto de partida um argumento perspicaz do escritor: a ideia de que cada bairro do Rio tem um tipo de mulher com características específicas.
Quando publicou o livro, em 1967, Porto descrevia as garotas de Copacabana como grã-finas e sofisticadas e as do Grajaú, na zona norte, como desinibidas.
O escritor e jornalista carioca Sérgio Porto (1923-1968) foi um dos maiores "mulherólogos" do país, como se definia. Seu heterônimo, Stanislaw Ponte Preta, é um mito para a geração dos anos 1960, com humor inteligente e frases inesquecíveis.
Nos últimos três anos, sempre que o diretor Daniel Filho falava em transpor a ideia para as telas era estimulado por amigos. No final do ano passado, comprou os direitos do livro para fazer um filme. Mas, depois, acertou com a Globo uma série feita pela sua produtora. Delegou a Euclydes Marinho o roteiro.
Rodrigueano
Os problemas começaram a aparecer. "Quando reli o livro, tomei um choque. As histórias eram muito banais, quase ingênuas. Na época, todo mundo achava maravilhoso", diz Marinho. Alertou o diretor, mas foi tranquilizado: "Não liga, a gente adapta. Coloca um pouco de Nelson Rodrigues aí".
A série tornava-se, então, uma criação livre. Dos dez programas, só quatro são histórias do livro e poucos diálogos foram mantidos.
Também perdeu-se um pouco do argumento inicial pela dificuldade de encontrar nos dias de hoje tipos particulares entre as cariocas. Cada episódio tem histórias independentes e alguns bairros foram escolhidos mais pela projeção nacional, como Urca, Barra da Tijuca e Ipanema.
Para dar mais apelo, um narrador faz comentários engraçados no estilo de Stanislaw. Na prática, o roteiro pinça o que "As Cariocas" tem de melhor, que são a ideia e o título, e reforça o molho com a genialidade da obra de Stanislaw. "O humor é o mesmo. Adaptação, a etimologia desta palavra já explica tudo", diz o diretor.
O elenco vem do primeiro time global: Alessandra Negrini, Alinne Moraes, Deborah Secco, Fernanda Torres, Paola Oliveira, Grazi Massafera, Sônia Braga, Adriana Esteves, Cíntia Rosa e Angélica. Esta, o diretor queria nua em cena, para render propaganda espontânea para a série, mas a emissora vetou.
Como marketing adicional, incluiu não atores como Luciano Huck, Marcelo D2 e Preta Gil para participações menores. "Todos têm intimidade e não temem a câmera", justifica.
Vindo de sucessos no cinema como "Se Eu Fosse Você" e "Chico Xavier", Daniel Filho não dá passo em falso.
NA TV
As Cariocas
Nova série da Globo
QUANDO terças, após o "Casseta & Planeta", na Globo
CLASSIFICAÇÃO não informada
Fonte: Rd1

Nenhum comentário:

Postar um comentário