quinta-feira, 9 de junho de 2011

Angélica, Juliana e Luciana dão dicas para cuidar da pele na gravidez



As três famosas contam seus segredos e médico ensina as futuras mamães a cuidar da pele com eficácia

Costuma-se dizer que as mulheres ficam mais bonitas quando estão grávidas. Mas, ao mesmo tempo, a gestação pode ter consequências diretas – e não tão agradáveis – na aparência das futuras mamães. Um dos motivos é a alteração hormonal, que acaba por facilitar o aparecimento de manchas na pele e o surgimento de estrias. “Muitas gestantes deixam de se cuidar por temer que qualquer interferência na sua pele ocasione danos o bebê”, justifica o médico Adilson Costa, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Boa parte dos tratamentos, principalmente aqueles realizados em consultório, é realmente prejudicial para a grávida. Porém, o dermatologista lembra que há opções seguras e eficientes. “Há substâncias e procedimentos que são seguros e que podemos indicar e estimular o uso, dando condições mínimas de cuidado da pele da mulher durante esta fase da vida”, diz.

Os problemas de pele mais comuns que podem ser ocasionados pela gestação são: coceira, bolinhas vermelhas que coçam, lúpus, melasma, estrias e acne. Se a mulher já for portadora de lúpus sistêmico ou de psoríase, essas doenças costumam piorar na gravidez.

Independentemente dos sintomas, um exame dermatológico completo e minucioso deverá ser feito. “Ele ditará qual o tratamento específico para cada caso durante este período, cabendo ao dermatologista, através de seu conhecimento na abordagem de gestantes, indicar as substâncias liberadas para uso nessas mulheres”, fala o doutor Costa. “A grande maioria destas dermatoses podem ser abordadas ainda durante a gestação, controlando-as, para que possam ser tratadas após o nascimento de uma forma mais incisiva, ou tratando-as definitivamente”, continua.

Por fim, o médico defende a frequência da gestante no consultório. “O segredo para o êxito terapêutico durante a gestação é que esta mulher seja acompanhada com frequência, estando o dermatologista atento a qualquer manifestação estranha e utilizando aquilo que seja seguro e liberado para ela de forma consciente e cuidadosa. Assim, a gestante não se sentirá abandonada e terá suas queixas avaliadas e, na medida do possível, tratadas”, finaliza.

Dicas caseiras das famosas

O acompanhamento médico é primordial, mas a gestante também pode fazer a sua parte em casa. Confira como três lindas mulheres cuidaram da beleza enquanto estavam grávidas.

Juliana Paes

“O maior segredo para as grávidas é hidratar bem a barriga para evitar as estrias. Quando eu sentia uma coceirinha, enchia logo de hidratante”, recomenda a atriz.

Angélica

Nas duas gestações, a apresentadora abusava do óleo de amêndoas para manter o corpo hidratado. “Também passava um creme para gestantes da Mustela e o Amande, da L´Occitane. Na região do rosto, aplicava produtos manipulados com vitamina C para evitar manchas e espinhas”, completa.

Luciana Curtis

A hidratação era o grande – e simples – segredo da top model. “Usava um creme específico da Clarins para gravidez, que fortalece a pele da barriga e evita estrias, além de muito hidratante sempre”, diz. Para manter a forma, Luciana apostava na hidroginástica.

Serviço: Clínica Adilson Costa de Dermatologia
Tel.: (11) 3034-1170
Da Latta 
Especial para o Terra

Fonte: Suapele

Nenhum comentário:

Postar um comentário